Quatro gerações iníquas

11/03/2013 20:30

Quatro gerações iníquas

 
 

3pYhJz9s Texto: Provérbios 30:11-14

Introdução: Quatro vezes em nosso texto a palavra "geração" é usada para se referir a uma determinada categoria de pessoas que têm certas atitudes indesejáveis em comum. Desde que o pecado entrou no mundo estas quatro classes de pessoas sempre existiram. Eles existiam 3.000 anos atrás. Julgue e, veja se ainda há raça como essa em nossos tempos modernos. Estes quatro versículos descrevem exatamente a atitude geral de muitas pessoas antes da Segunda Vinda de Cristo. Estes versos podem inclusive possivelmente descrever o seu filho, vizinho, amigo, parente, ou Deus te livre, até você mesmo! Minha oração é para que nenhum de vocês que me escutam agora seja classificado em qualquer uma dessas gerações.

I. Um a geração desrespeitosa e rude. V. 11.

A. Aqui está um grupo de pessoas sem coração que desprezam seus pais. Isto é uma violação direta do quinto mandamento (Êxodo 20:12 - Efésios 6:2). Autossuficientes, eles não reconhecem a dívida para com os seus amorosos pais. Eles ainda amaldiçoam seu pai e são indelicados com sua mãe (Provérbios 23:22).

B. Sob o Antigo Testamento, as crianças teimosas e rebeldes não eram autorizadas literalmente a viver longamente, mas eram feitas exemplos para os outros (Êxodo 21:17, Deuteronômio 21:18-21). Quantas crianças ainda estariam vivas se leis similares fossem aplicadas hoje?

C. O diabo sempre tenta destruir a relação pai-filho e, consequentemente, destruir a sociedade e toda a nação. Não é de admirar por isso que ele tentou destruir a família em primeiro lugar através do seu filho primogênito Caim, um rebelde e um assassino.

II. Uma geração farisaica e hipócrita. V. 12.

A. Muitas pessoas têm uma opinião muito boa e alta de si mesmas quando seu coração está tão cheio de pecado e orgulho. Eles ficam muito bem em público, mas vive moralmente corrupta a vida privada! Estes são hipócritas moralistas e têm muito em comum com os fariseus e os escribas do tempo de Jesus.

B. Ouça a forma como o Senhor Jesus denunciou os fariseus hipócritas - Mateus 23:27-28. Estas são pessoas que não veem a necessidade de se arrependerem e serem purificadas pelo precioso sangue de Cristo (Colossenses 1:14, I João 1:7).

C. As pessoas que pensam que podem chegar ao céu com a sua própria justiça, terão uma grande surpresa (Isaias 64:6a).

III. Uma geração orgulhosa e arrogante. V. 13.

A. Os olhos são dois membros pequenos do corpo que poderia às vezes falar mais alto do que a boca! Um homem pode projetar seu sentimento de superioridade só pelo simples olhar em seus olhos.

B. Este é o "olhar orgulhoso" em pessoas que Deus odeia tanto (Provérbios 6:16-19). Observe no trecho que um homem com um olhar arrogante e orgulhoso é classificado junto com os mentirosos, assassinos, pessoas com corações e mentes sujas, falsas testemunhas, o zombador, etc.

C. Um olhar orgulhoso é realmente uma prova de um coração orgulhoso (Provérbios 21:4; 16:5a). Folgo dize que o orgulho, se vem de dentro ou fora nunca é tolerada por Deus, que convida a Sua sentença rápida (Provérbios 16:18 - I Pedro 5:5-6).

IV. Uma geração cruel e opressiva. V. 14.

A. Esta categoria de pessoas cruéis e opressivas é notória em todos os países do Terceiro Mundo, incluindo o Brasil. Estes são "grandes" pessoas gananciosas que ocupam cargos de poder e riqueza.

B. A Bíblia compara pessoas que oprimem os pobres e necessitados a bestas cruéis e selvagens, com dentes afiados que rasgam suas presas. Estes monstros não vão atrás de alguém do seu tamanho, mas sempre escolhem os fracos, os pequenos e indefesos.

C. Desde o começo, Deus deixou bem claro que Ele se importa muito com os pobres e necessitados (Deuteronômio 24:14 - Isaías 41:17). Certamente aqueles que abusam do infeliz e privado serão tratados com severidade por Deus (Salmos 72:12-13).

Conclusão: Note que estas mesmas características de pessoas foram apontadas pelo apóstolo Paulo em II Timóteo 3:1-5. Quando um homem não experimentou a graça de Deus, pode ser pior que um animal em seu tratamento com os outros, inclusive os seus. Que Deus tenha misericórdia destes quatro gerações iniquas! E que Deus não permita que ninguém que me escuta agora é companhia dessas gerações iniquas!

Pr. Aldenir Araújo