Acaz - A progressão real para o erro

11/03/2013 20:45

Acaz - A progressão real para o erro

 
 

rei Texto: II Reis 16, - II Crônicas 28

Introdução: Um estudo do Rei Acaz, revela como as bênçãos podem se transformar em maldições! Quando Acaz subiu ao trono, Judá estava desfrutando de uma prosperidade maravilhosa. O rei Uzias tinha começado a prosperidade e o reinado justo de seu filho, o rei Jotão continuou. O profeta Isaías disse que não há fim para os tesouros, a terra estava cheia de cavalos, os carros não podiam ser contados. O comércio nacional estava em pleno apogeu. Mas antes que o rei Acaz morresse (depois de reinar apenas 16 anos) estava tudo mudado! Exércitos inimigos uns após os outros com invasões estrangeiras varreu os tesouros e matou milhares. A terra tornou-se desolada. O rei foi reduzido a uma figura de proa em sujeição aos assírios poderosos. "Em vez de o sol da prosperidade, havia em cada lado a sombra escura da desolação e decadência...” Acaz começou mal, e cada movimento novo em sua vida foi um passo de mal a pior. Sua história é mais um exemplo de como um pecado leva a outro. Foi um caminho contínuo para baixo.
Acaz estava completamente mal! Nem uma coisa boa ficou gravada sobre ele ou sua carreira. Ele é registrado como "um rei, literalmente, sem religião... a carreira desse filho está escrita, aparentemente, sem um aspecto positivo a ser colocado em sua conta”
A história deste rei pode ser resumida pela palavra "fracasso".

I. Seu fracasso como filho

1. O pai de Acaz, foi rei Jotão. Em memória de Jotão, o historiador lembra que havia um desejo de obedecer a Deus (II Cr 27:6). No entanto, Acaz tinha pouca consideração sobre a devoção do seu pai porque ele rejeitou a Deus e é conhecido como o primeiro rei do Reino do Sul, que começou a fazer as imagens dos deuses pagãos.

2. Ele não tinha a bondade de seu pai. Um pai pode dar a seu filho, a riqueza, o aprendizado, poder e fama, mas ele não pode dar-lhe um bom coração - este deve ser escolhido pelo filho! "Exemplo pode ser potente, mas não é onipotente!”

II. Seu fracasso como rei.

1. Ele ascendeu ao trono com uma paixão pela idolatria. Esta foi a sua devoção e ele foi consumido com o afrouxamento de todas as restrições. Seu coração estava totalmente dedicado ao mal.

2. Suas paixões foram demonstradas nas alterações que ele introduziu para corromper a adoração. Acaz era muito "religioso". No entanto, ele foi religiosamente errado! Seus erros religiosos iriam arruinar a si mesmo e todos os de Judá!

a. Rejeitou a verdadeira adoração ordenada por Deus. As cerimônias do templo não eram aceitáveis para ele.

b. Ele adotou o culto dos que se opõem a Deus (II Cr 28:2). O culto a Baal era típico do Reino do Norte. Acaz incentivou-o em Judá. Ele adotou as piores práticas dos reis piores do Norte

c. Ele utilizou os locais idólatras e negligenciou o Templo (II Cr 28:3, 4). Acaz não apenas usou os locais antigos, mas ele criou outros novos (II Crônicas 28:25).

d. Ele introduziu o culto horrível de Moloque (II Crônicas 28:3). Este foi o desafio aberto a Deus (cf. Levitico 18:21; Deuteronômio 18:10). Ele não só apresentou isso, mas ele participou da abominação também.

e. Ele introduziu o culto pagão de nações estrangeiras (2 Crônicas 28:23, 2 Reis 16:10). Ele achava que esses deuses estrangeiros lhe daria a vitória. Ele era cego à verdade que ele sofreu uma derrota, porque ele estava rejeitando Deus.

f. Ele sutilmente removeu o altar de bronze que foi construído depois que o projeto dado por Deus para um novo altar, projetando-o para uso em um templo pagão em Damasco! O novo altar do rei é um excelente exemplo de como as inovações corrompem a adoração. Observe os passos pelos quais as inovações levam a pessoa para longe da adoração a Deus –

a) Ela começa privada (II Reis 16:12). Acaz estava indo para usar o altar somente para seu sacrifício pessoal e privado.

b) Ele ganha mais aceitação (II Reis 16:14) - Tendo introduzido o altar, Acaz não estava satisfeito em mantê-lo de forma privada. O altar de Salomão foi deslocado para um lado e o altar da inovação tornou-se o "altar principal."

c) A novidade usurpa a autoridade completa e passa a ser o único utilizado (II Reis 16:15). Acaz viu que os sacrifícios da manhã e da tarde eram oferecidos sobre ele; os sacrifícios real; todas as ofertas privadas. Assim o altar de bronze de Salomão tornou-se inútil.

d) A autorização é destruída (2 Reis 16:17). O altar autorizada foi mutilado! O total repúdio do rei pela forma de culto foi autorizado, portanto, exposto.

3. Em tempos de emergência este rei deveria ter virado sua nação para Deus, mas ele não fez. Isaías foi enviado a Acaz com uma mensagem de aconselhamento para o rei confiar em Deus e não temer os reis que estavam conspirando contra ele. O profeta garantiu a Acaz que Deus daria a vitória a Judá (Isaias 7:1-13). Acaz ignorou o conselho de Deus e confiou na ajuda da síria.

III. Seu fracasso como guerreiro.

Este Rei mal trouxe calamidade sobre sua nação. O Todo-Poderoso enviou punição na forma de exércitos estrangeiros. 

1. Rezim, rei da Síria derrotou Acaz e levou cativos para Damasco (2 Crônicas 28:5).

2. Peca, rei de Israel abateu o exército de Acaz (2 Crônicas 28:6).

3. Os edomitas foram vencedores e levaram presos em cativeiro (2 Crônicas 28:17). Estes inimigos tinham sido derrotados por Uzias (2 Crônicas 26:2), mas a fraca liderança de Acaz, permitiu-lhes recuperar a força.

4. Os filisteus invadiram e tomaram as cidades mais distantes de Acaz (2 Crônicas 28:18). Estas também tinham sido conquistadas pelos reis anteriores (2 Crônicas 26:6). Mas eles reafirmaram suas forças e conquistaram e ocuparam uma série de cidades.

5. Os reis anteriores tinha ganhado a liberdade e ganhado território, porque confiaram no Senhor Deus e seguiram a regra do céu. Todas as vitórias passadas foram efetivamente canceladas pelo comportamento de um homem! Vitória e segurança foram perdidas porque um rei escolheu rejeitar a Deus!

IV. Seu fracasso na morte.

1. A morte de Acaz, não foi significativa para Judá. "Por fim o seu reinado de dezesseis anos" terminou, e as pessoas, por esse tempo doente das suas obras, marcaram seu senso de sua indignidade, ao recusar-lhe uma sepultura nos túmulos dos reis

2. Acaz foi achado indigno da honra de ser sepultado na catacumba real.

3. Acaz morreu deixando um legado trágico da corrupção religiosa - A situação religiosa em Judá, não poderia ter sido pior! Que diferença drástica este homem fez na vida da nação.

4. Qual foi o motivo dessa falha miserável? A resposta é simples - "Ele não fez bem aos olhos do Senhor" Ao rejeitar as leis de Deus e desobedecendo aos mandamentos de Deus, Acaz condenou a si mesmo e sua nação. Ao definir ele mesmo como a autoridade de sua religião, sua vida era miserável. Ele gostava de "liberdade", mas em fazê-lo, encontrou-se escravizados por toda parte!

5. A progressão de Acaz na depravação maior e maior é facilmente descrita em sua história. Sua vida ilustra um fato assustador - um pecado sempre leva a outro e outro e... Uma inovação sempre leva a outra e outra e...!

a. O primeiro passo - Ele abandonou o caminho certo.
  Ele se recusou a seguir a Davi (II Crônicas 28:1). Ele sabia o que era o caminho certo, mas ele preferiu ignorá-lo.

b. O segundo passo - Ele substituiu os mandamentos de Deus.
  Ele licenciou e incentivou a idolatria. Ele fez tudo que podia para promover a rejeição a Deus. Ele andou nos "caminhos" que tentou melhorar a ordem de Deus. Ele reescreveu a sistemática da Lei de Deus e flagrantemente quebrou o pacto. Ele não teve tempo para temer, amar, obedecer e servir ao Senhor Deus.

c. O terceiro passo - Ele redefiniu os limites da amizade.
  Deus havia deixado claro que Acaz não recorresse à Assíria, mas o Rei preferiu fazê-lo. Acaz desprezou o conselho de Deus, porque o rei queria ir para a Assíria. Acaz demonstrou um traço comum a todos os que seguem o seu estilo - ele confiava no homem mais do que em Deus.

d. O quarto passo - Ele saqueou o Templo de Deus (II Reis 16:8,9,17,18). Ele já tinha desonrado a Deus, rejeitando as restrições da comunhão divina, mas agora ele profanou o Templo Sagrado. A prata e o ouro que foram deixados de lado para Deus foram usados para beneficio próprio! Aqueles que buscam a comunhão com os rebeldes da justiça vai dar o que pertence a Deus em troca da amizade do mundo!

e. O quinto passo - Ele montou um altar pagão no lugar do altar de Deus (2 Reis 16:10-17). Este é o fim. O homem vai adora algo - se não o Deus Todo-Poderoso, em seguida, um deus feito por mãos e da mente. Aqueles que começam por rejeitar a maneira "correta" serão, eventualmente, levados a este estado trágico (2 Crônicas 28:23). Quando isso acontece, pode-se também fechar as portas do Templo!

f. NOTA: Que condição trágica! Aquele que abandona o jeito "certo" negligencia os avisos claros de Deus encontra apenas uma maior iniquidade, uma maior punição, e uma maior degradação! Tudo na vida vai ser em ruína.

6. Observe tudo o que o rei Acaz experimentou porque ele escolheu rejeitar o jeito certo de Deus:

a. Todas as restrições na vida foram retiradas (II Crônicas 28:19).

b. Multiplicadas tragédias existia, em vez de ajuda (2 Crônicas 28:20).

c. Situações da vida pioram progressivamente (2 Crônicas 28:23).

d. O templo de Deus foi fechado (2 Crônicas 28:24).

e. Deus foi provocado a ira (2 Crônicas 28:25).

f. Para sempre separado da comunhão divina (2 Crônicas 28:27).

g. O progresso do passado é desfeito (2 Crônicas 28:17-18).

Conclusão:

1. Quando somos tomados por preocupações e temores, devemos levá-los a Deus e buscar a Sua orientação.

2. A influência é um dom de Deus que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal daqueles que nos seguem.

3. Devemos ser exemplo de santidade ao mundo.

4. Devemos mostrar que a adoração pertence somente ao único Deus.

Pr. Aldenir Araújo