Discurso sobre salvação

17/06/2011 10:49

 

Discurso sobre salvação

Foto por Grace to You

 

Texto bíblico de Lucas 10.25-37

“E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.” (Lc 10:25-37.)

Leia o texto e marque as alternativas que lhe pareçam mais corretas, e responda: Por quê?

1) O intérprete da lei estava interessado sobre a vida eterna porque v. 25

A. Queria provocar Jesus Cristo.

B. Não tinha convicção da salvação e queria saber mais

C. Queria saber se Jesus tinha uma resposta para o seu conflito interior.

D. Queria provar que Jesus não era tão entendido.

E. Nenhum
Por quê?

2) A resposta de Jesus para este homem foi importante porque: v. 26

A. Demonstrava a ignorância dele.

B. Demonstrava o entendimento dele.

C. Demonstrava que era sincero no seu entendimento.

D. Demonstra que ele estava muito longe dá salvação

E. Nenhum
Por quê?

3) Na resposta do escriba para Jesus envolve que tipo de relacionamento. v. 27

A. Com Deus.

B. Com o próximo.

C. Comigo mesmo.

D. As respostas a, b, c estão corretas

E. Nenhum
Por quê?

4) A frase “Amarás o Senhor, teu Deus,”. Significa: v. 27

A. Que eu decido o que fazer.

B. Que Deus decida o que devo fazer.

C. A convicção pessoal de quem é Deus para mim.

D. A convicção pessoal de quem eu sou para Deus.

E. Nenhum
Por quê?

5) Amar o próximo como a si mesmo exige v. 27

A. Que eu conheça a Deus.

B. Que eu conheça o meu próximo.

C. Que eu conheça a mim mesmo.

D. As alternativas a, b, c estão corretas.

E. Nenhum
Por quê?

6) Se o cumprimento do v. 27 produz vida, por qual razão Jesus teve que vir e morrer pelo pecador. V.29

A. Porque vida só é possível pela graça.

B. Porque vida só é possível pela lei.

C. Porque é impossível o homem amar desta maneira.

D. Porque Deus não pode salvar senão pela graça.

E. Nenhum
Por quê?

7) De acordo com a ilustração que Jesus deu; quem é o meu próximo: vs.30-36

A. O que está mais perto de mim.

B. O que está distante de mim e necessitado.

C. O necessitado de algo que está ao meu alcance ajudá-lo

D. Todos os necessitados que estão ao meu redor.

E. Nenhum

Por quê?

8) A ordem que Jesus deu no verso 37 é difícil de ser cumprida:

A. Por causa do nosso orgulho.

B. Por causa da renúncia exigida.

C. Por causa da preguiça que temos.

D. As alternativas a, b, c estão corretas.

E. Nenhum